quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Primeiros dias de atendimento...


Enfim começamos a atender na terça feira numa igreja nigerina.
Como já viram as fotos anteriores, nosso local de atendimento foi muito improvisado. O consultório médico foi fechado por cortinas coloridas. Nao tinha estadiômetro para medir as pessoas então colei uma fita na parede pra adultos e outra na mesa para crianças. Folhas de curvas ficam espalhadas por toda parte. E o álcool foi dividido em várias partes...(rs).

A primeira manha começamos um pouco atrasadas. E o lugar já estava cheio de gente. Mulheres, crianças, bebês, homens. O ruim é que na verdade a maioria das mulheres não fala francês por causa dos dialetos: zerma e housse (nao sei se escreve assim). E nós, na maioria, não sabemos os termos médicos em francês. Assim precisamos de 2 tradutores para cada lugar. Geralmente fica um tradutor de zerma para francês e um brasileiro pra traduzir do francês pra português para conseguirmos realizar a consulta (dois ficam com a Miriam e eu na triagem e avaliação nutricional, e outros 2 tradutores com a Ana Rute no consultório médico). A Jéssica tem se virado muito bem no françês, e só quando tem tradução zerma ela recorre ao nosso tradutor, ou as vezes alguns nativos que estão por perto e falam as duas línguas nos ajudam também. Essas traduçoes levam tempo. Mas gracas a Deus tem pessoas dispostas a nos ajudar.

Essa é a Rita, que está nos ajudando na traduçao direto do zerma pra português

Os atendimentos são de 09 da manha até mais ou menos 13:30. Daí paramos pra almoçar lá mesmo, a legítima comida africana preparada pela nativa Raíssa, e voltamos ao atendimento às 15:00 atéeeee terminar todo mundo. Vem tanta gente que estamos tentando distribuir fichas pra reduzir a quantidade de atendimentos! Senão não paramos nem pra almoçar!

Nigerinos esperando atendimento








Primeiro as pessoas passam pela Mirian pra ver qual é o problema, depois por mim, depois pela Ana Rute, e depois vao pra Jéssica pra ser administrado o medicamento (somos realmente uma equipe!). E claro que elas recebem orações de uma equipe que esta lá pra orar!

Como pra eles aqui está frio agora (o que é um absurdo porque pra nós está quentíssimo!!!!rs..e eles cheios de blusas de frio), tem muitos casos de gripe, asma, bronquite, febre, e até pneumonia. O triste é que a maioria é criança, e dá muita dó. A maioria delas é desnutridinha, e isso faz com que elas fiquem mais doentes no frio deles. Muitas têm q receber soro de rehidrataçao oral, e depois ficamos sem saber o que oferecer ja que nao temos vitaminas e leite suficiente pra todas.

É impressionante ver o carinho das crianças conosco, e é lindo fazer a diferença na vida delas. E elas gostam que tiremos fotos delas todo momento.

Detalhe:essas criancas nao estao com blusa de frio porque estavam correndo e brincando fora do nosso "postinho" improvisado.





O caso que mais nos impressionou foi uma criançinha que foi queimada por causa de um ladrao que estava correndo na rua e a jogou numa panela com óleo quente. Parece que a mae a levou no hospital uma vez, mas os hospitais públicos sao pagos (e por incrível que pareça, roupa aqui é mais barata que medicamentos), e nao puderam dar continuidade ao tratamento. A criança estava a 2 meses sem tratar a queimadura...A foto abaixo mostra como estava o corpo da menina, com o lado esquerdo todo queimado e infectado (feio mesmo e com muito mau cheiro).



Temos certeza que se nao tivéssemos chegado aqui ela teria morrido porque a mae nao procuraria atendimento. Resolvemos enviá-la a um hospital por causa da dor que seria causada pelo tratamento e o risco de sepse e morte. Mas nenhum hospital aceitou tratar dela (mesmo que nós oferecêsse-mos pagar tudo), e disseram que só internariam ela na segunda. Parece que fizeram apenas uma limpeza nela e removeram as cascas. Mas hoje a mãe levou a criança no consultório outra vez e a Ana decidiu fazer a limpeza do corpo dela e passar antibiótico mesmo naquele consultório improvisado. Nao sei se vocês já viram alguém sendo tratado de queimadura grave, ainda mais queimadura infectada, mas é terrível. Temos que remover tudo (a casca que forma na pele, as infecções, e tudo que impede a cicatrização). Foi terrível...ela sentiu muita dor, mas o importante é que está salva depois do início do antibiótico. Como o véu da mãe e o pano que cobria o corpo da menina foram usados pra cobrir a maca, tivemos que cortar uma pedaço do turbante do Jader (nosso anfitrião) pra enrolar a menina pra que ela pudesse ir embora.
Todos ficaram muito emocionados com o carinho que tivemos com ela, e os pais (islâmicos) disseram que realmente os cristãos têm misericórdia, enquanto os muçulmanos negaram o atendimento hospitalar. E acreditamos mesmo que Deus tem propósito na vida dessa garotinha. Teremos que tratá-la toda essa semana ate que ela seja internada na segunda...Eh...foi punk!!! Os missionários aqui choraram, porque realmente é um absurdo a falta de cuidado médico que essas pessoas têm, e como a garotinha poderia simplesmente morrer. Graças a Deus por isso...É a causa pela qual viemos!


No mais....vimos que a comida africana é uma delícia e hoje provamos o chá tuaregue e um suco feito com uma flor fonte de ferro (delicioso).

Chá Tuareg
Suco de flor!


Agora chega...precisamos realmente de dormir!

Bonne Nuit!


11 comentários:

  1. Fiquei emocionada com o relato de hj... Parabéns meninas!

    ResponderExcluir
  2. Estamos emocionados também com o relato desses primeiros dias. Estamos todos em oração! Beijos a todas, que Deus as abençoe hoje.

    ResponderExcluir
  3. Bonjour Meninas de Deus...gostaria de saber o nome da garotinha que teve o corpinho queimado, gosto de falar o nome quando estou conversando com Papai do céu. Que Deus as abençoe e as oriente nas decisões a tomar. Que o Espírito Santo seja o vosso professor mestre e guia em todos os momentos. Amamos vocês. Fiquem em paz!
    Em Cristo. Ruth Maciel

    ResponderExcluir
  4. Que lindo o trabalho de vocês.Parabéns e que Deus continue abençoando vocês e fazendo a diferença na vida dessas pessoas.
    Bjs
    Cintia

    ResponderExcluir
  5. Jesus....imprecionante caso...oremos todos...Que Jesus Fortaleça vocês...

    ResponderExcluir
  6. Gloria a Deus pela vida de voces meninas. Como voces podem ver, Deus tem um grande proposito em te-las levado a esse lugar. O nome de Deus ta sendo honrado na vida de voces, e que Deus continue dando a vcs muita forca e coragem, pois com certeza o testemunho de vcs, quando voltarem vai abrir portas para muitos outros missionarios continuarem essa obra. Foi dificil conter as lagrimas com esse depoimento. Que Deus abencoe essa pobre crianca porque as cicatrizes emocionais e fisicas ficaram para sempre, mas tambem a lembranca de que anjos de Deus foram enviados para salvar a vida dela, e esse testemunho estara para sempre na memoria e na estoria da vida dessa pequenina.
    God bless you all.

    ResponderExcluir
  7. Realmente...li uma frase hoje e acabei de lembrá-la ao ver essas lindas fotos e os relatos de dias incrivelmente repletos da unção e da presença de DEUS..."nosso chamado não é somente para ordenar nossas próprias vidas pelos princípios divinos, mas também comprometer em transformar o mundo" ... ainda que vocês percebam que não conseguirão transformar todo o Níger...tenho certeza que transformarão TODO o MUNDO de um nigeriano...de vários nigerianos...Deus abençoe vocês!

    ResponderExcluir
  8. Ruthinha, só mesmo você e essas suas companheiras pra ter toda essa coragem e grandeza de coração. Muito sucesso para você aí, e fico muito feliz de ter tido o privilégio de ter te conhecido....
    Um abraço do seu amigo!

    ResponderExcluir
  9. Meninas Deus abençõe a vida de vocês , olha o Senhor tem sentido com certeza grande prazer e amor pela suas vidas, chorei ao ler esse ´post,porque vi o quanto meu amor para com as coisas de Deus ainda é pequena ...vendo o quanto vocês tratam e estão trantando com a amor a vida dessas pessoas! Deus seja com todas vocês, e continue capacitando, e direcionado!...que espirito santo de Deus possa operar grandes milagres atraves das mãos de cada uma de vocês! e para mim é um orgulho conhecer você Ana Rute Bloch..rsr....Com carinho beijos Gisele Forner

    ResponderExcluir
  10. Asenate

    Mírian estou vibrando com a experiencia de hoje chamei a Tia Du a Nilla e Mamãe todas ficamos ainda mais admiradas com o que Deus preparou pra vc aii.
    Querida irmã intensificamos nossas orações a cada testemunho contado por vc e as meninas aii!
    É Lindo ver o agir de Deus de uma forma que a pouco tempo era só um sonho "louco para nós".
    Mas para vc como tem sido é sempre o PODER DE DEUS!
    TE AMO PRINCESA ( lagrimas )
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Acabamos de orar aqui em casa por vocês... Quando eu vejo um trabalho assim só me lembro das palavras de Jesus "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. (Mateus 5:16)"

    Estamos orando e segurando as cordas daqui!

    ResponderExcluir