sábado, 14 de janeiro de 2012

Segunda semana no Níger


Na nossa segunda semana no Níger fomos atender na escola Anoura (significa luz, pertencente a uma Missao daqui). É uma escola particular (muito barata, com custo simbólico) que atende do maternal ao 5º ano, e as crianças são muito carentes de tudo. Ficou combinado que iríamos abrir o atendimento para o público, mas teríamos um dia pra dar prioridade para as crianças da escola. E foi muito produtivo!

A escola fica em um bairro mais afastado em Niamey. Por isso pudemos ver que as mulheres eram mais magras, e a fila de atendimento enormeeee..

No primeiro dia fomos na escola para sermos apresentados a diretoria e aos alunos. Passamos de classe em classe, e as crianças eram muito disciplinadas e umas graçinhas..., todas as vezes que entravamos em uma sala, todos se levantavam e diziam: Bonjour Madame! Quando um homem entrava eles diziam: Bonjour Monsieur! E não se sentavam até que a diretora mandasse.




A Mirian se aventurou a jogar um futebol com o time da escola.

As crianças que estudam na escola sao muçulmanas, mas a maioria das escolas aqui (assim como esta) sao cristas. E como nao tem opçao, os pais aceitam que os filhos estudem nelas. Lá eles aprendem sobre Jesus, além de cançoes e versículos Bíblicos. Também conhecemos o espaço da escola. Bom...aí vao as fotos pra vcs verem o banheiro (o tal do buraco no chao) e a cozinha!!! (acho q a cozinha vai impressionar mais as nutricionistas!rs..pq é no chao mesmo!)


Banheiro!


Quando vc abre a porta tem isso aí. Vc faz as necessidades no buraco, e lava com a chaleirinha com água depois (aí é aquela parte q vc usa a mao esquerda pra lavar.

Lavagem de maos mega improvisada.


A cozinha (pra dar um IAM nas nutri agora!)


Levando as panelas pra lavar...


Fila pra receber a merenda. Algumas vezes a única refeiçao dessas crianças


Foto com a diretora

No segundo dia começamos os atendimentos. Veio tanta gente que tivemos que fechar os portoes e mandar gente embora porque senao ficaríamos atendendo até meia noite! E foi bem engraçado porque - como sempre - foram distribuídas fichas para quem ia receber atendimento. Porém, quando chamava a ficha, em vez de uma pessoa só, uma ficha era pra mae e para seus dois filhos!rsrsrs...ou seja, atendemos aproximadamente o triplo do previsto!rs... Dá muita pena, porque nao se sabe quando eles terao outra oportunidade de ver um médico ou outro profissional da saúde. Entao fazemos o máximo pra atender todo mundo. Nesses atendimentos vimos muitas feridas infectadas, e algumas suspeitas de Leishmaniose. O tratamento dessa doença aqui não é acessível, e é muito triste saber de um diagnóstico desse e poder fazer somente um curativo sabendo que é paliativo! Ainda bem que podemos levantar nossas mãos aos céus e orar crendo que Deus pode intervir.


Nosso novo postinho...a farmácia


O consultório


Dando uma palavrinha antes de começar a atender

Realmente a maior parte dos problemas aqui é devido a falta de higiene e falta de conhecimentos básicos...tem mosca pra todo lado, e elas pousam nas feridas. Alguns nao lavam a cabeça e vimos de tudo, infecçao na cabeça por fungo, bactérias, etc. Vimos tb pés de criançinhas muitoo rachados por causa do tempo seco e da falta de cuidados.

Ah....e nao posso deixar de contar do medo das crianças ao ver pessoas brancas...rsrsrs! Alguns ficam encantados e querem só ficar perto da gente. Outros, que nunca viram brancos na vida olham pra gente e disparam a chorar. O tal do xixi na pediatria é normal até no Brasil, mas acho q aqui é pior! Uns fazem xixi qdo a gente tenta pegar eles!kkkk! Já inauguraram minha balança e o "consultório médico", o chao da farmacinha. Aí outro dia a Jéssica me pediu pra segurar uma criança pra fazer um curativo na parte inferior. Quando segurei ela no meu colo, lá veio o xixi...rsrsrsrs! Sorte que a parte genital tava fora do meu colo entao só recebi uns respingos na saia....Só Jesus!rsrsrsrss!


Neném mais fofo esse aí!


Pé bem rachado.


Ana com as crianças da escola a serem atendidas

Deixamos um dia para priorizar a escola, e vendo as necessidades das crianças decidimos medicar todas elas com remédio para verme, e fizemos uma conscientizaçao simples em cada sala sobre higiene e como lavar as maos (inclusive um teatro em frances - q tivemos que aprender - e que era traduzido em zerma pras crianças menores). As menorzinhas riam até! E logo depois na hora do almoço deles, foram todos lavar as maos com sabao!rs! Bonitinhos!


Triagem nutricional e diagnósticos dos desnutridos


Medicando as crianças com remédio pra verme


Medicando mais...


A água das crianças na sala de aula


Conscientizaçao nas salas

Após essa conscientizaçao, a Eliane contava pra eles uma historinha sobre Jesus, e perguntava se eles queriam que Jesus morasse no coraçao deles. Entao alguns levantaram a mao e repetiram a oraçao. Nossa....nao tem preço ver uma coisa dessas!!Foi lindo! E mais fofo ainda foi ver o povo do maternal repetindo a oraçao em zerma!rs


As crianças (muçulmanas) orando
Um dia após os atendimentos fomos encontrar umas universitárias que vieram do CHade para estudar aqui. A faculdade é muito barata, mas elas pretendem voltar para o Chade após formadas porque lá é melhor pra conseguir um emprego do que aqui. Elas moram num tipo de república (digo república porque tinham vários estudantes morando juntos) , mas o lugar era bem precário.



Essa semana fomos na PAM (Programa de Alimentaçao Mundial da ONU) conversar com eles pra apresentar nosso projeto e saber um pouco mais sobre eles, como funciona e etc. Nessa reuniao ficou bem claro que existe fundos pra imunizar a populaçao, e enviar alimentos (especialmente pro interior que é onde se encontra o maior número de crianças desnutridas grave), porém nao existe pessoal capacitado pra ir levar. Eles operam por meio de ONGs filiadas, mas parece que algumas ONGs roubam e nao fazem o trabalho direito porque nao tem fiscalizaçao. Ve se pode?! Como que a pessoa tem coragem de roubar aqui, de pessoas que já nao tem nada?!

Foi muito interessante conversar com essas pessoas. Eles elogiaram o Brasil, que pelo SUS e pelos programas de Atençao Primaria à Saúde tem conseguido melhorar os índices de saúde do país.



Dentro da PAM

O que temos visto aqui é que o Níger é um país esquecido! Esquecido pelos homens, pelos governantes. Parece que ninguém se interessa em melhorar nada por aqui. Muito provavelmente porque perderiam a ajuda dos países desenvolvidos, que é dinheiro fácil. Mas Deus nao se esqueceu desse povo. Isso é fato...

Dando continuidade ao nosso desejo de conhecer autoridades envolvidas com programas de alimentaçao (intermediado pelo Ivis), iríamos para a Dossô conversar com o governador do vilarejo na sexta feira 13. Porém....o carro quebrou a mais ou menos uma hora de Niamey, paramos o carro as 08:40 da manhã num vilarejo na beira da estrada, no meio do deserto. O Jader e o Ivis ficaram tentando contactar alguém pra resolver a situaçao. Enquanto isso, apareceram alguns curiosos do vilarejo, incluindo umas crianças muito fofas. No calor acabamos saindo do carro pra tentar comunicar com elas. E chegaram muitasss outras. Entao brincamos de roda, cantamos, vimos elas brincar do jeito delas (que cá pra nós, é muito mais divertido que as brincadeiras de roda brasileiras). Tiramos fotos (e eles sempre dao muitas gargalhadas quando se vêem nas fotos). Aproveitamos aquele momento com as crianças..Porém...Depois de algumas horas chegaram os pais pedindo dinheiro e nos encurralando. Tivemos que entrar no carro e ficar presos para evitar esse assédio. Deu muita dó das crianças que continuaram do lado de fora do carro nos olhando com cara de decepçao ou dando tchauzinho e observando tudo que fazíamos.


Lindo sol de manha


Primeira foto. Parecia filme, quando descemos do carro elas ficaram tao tímidas, que tivemos que aproximar devagar e fazer reconhecimento por toque.rs


Já acostumadas com nossa presença, muitas crianças apareceram!


brincando...e cantando (Deus é bom pra mim, entre outras da escola dominical!)
Foi providenciado um carro pra nos buscar e pra seguirmos viagem, porém esse carro quebrou antes de chegar até nós (kkkkkk).

Entao tivemos que esperar um guincho...e quando pensávamos que vinha um guincho de verdade, veio um carrinho pequeno bem ruim pra nos guinchar com uma cordinha amarrada em um carro e no outro. Morremos de rir quando vimos aquilo!

No meio do caminho a corda soltou umas 3 vezes, até que o carro quase quebrou. Entao paramos e veio outro carro maior nos guinchar. Aï deu mais certo! Sei que nessa brincadeira só conseguimos chegar em casa umas 17:00! Pois é.....nao era pra irmos a Dossô mesmo neh?! Mas foi uma aventura...súper divertido!! Foi motivo de muitas risadas e teste de paciência!


Olhem o tamanho de um carro em comparaçao com o outro! E o estado dele!rs

Sobre a Raina ela está fazendo o tratamento no hospital em Colô uma cidade aqui perto. Estamos arcando com suas despesas de passagem, cerca de seis reais por dia tres vezes por semana. Ela está melhorando!Graças a Deus!

Por enquanto é só...estamos aproveitando a Internet pra atualizar vcs, pq toda hora ela vai e volta, e n sei se teremos acesso regular essa semana.
Se nao, nao se preocupem, pq estamos bem, e daremos noticias assim que possível!
Desculpem pela falta de acento! Cada post é feito em um computador diferente!rs

Boa Noite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário