sábado, 7 de janeiro de 2012

Fim da primeira semana

O restante dos atendimentos foram muito abençoados.
Como contei, atendemos todos os dias de manha e a tarde. E veio muita gente! Atendemos mais de 120 pessoas! Na quinta feira decidimos que queríamos fazer um pouco mais pra falar de Jesus pras pessoas. Entao antes do atendimento começar, quando os pacientes estavam sentados esperando fomos todas na frente deles dizer que estávamos ali porque Deus os ama, e nos ensinou a amá-los também. Quando dissemos isso eles sorriram. Acho q nao estao acostumados com isso. Nós sentimos muita paz no coraçao. Essa manha os atendimentos foram mais tranquilos, mais pessoas aceitaram oraçoes.







A tarde, havia uma mulher com diabetes (inclusive com a glicose muito alta). Quando fui dar orientaçao nutricional pra ela, ela disse que tinha 8 filhos e que nao tinha condiçoes de comprar alface ou comprar água pra regar o alface caso ela plantasse. Nesse momento a Eliane começou a chorar, porque nao conseguimos nos conformar com o tamanho da pobreza aqui. O que fazer com as pessoas desnutridas, com pressao alta e diabetes se eles nao têm outro tipo de comida, e a gente nao tem remédio pra dar pra eles tomarem ao longo da vida?! A mulher nao entendeu nada e começou a perguntar porquê o choro. Entao disse pra Eliane falar a ela que era porque nós amávamos eles por causa de Jesus, e nao conseguimos aceitar isso. Entao a Eliane começou a falar pra ela que existe um Deus que a vê, e que se preocupa com ela, e disse sobre a cruz mostrando um livro de histórias. No final ela aceitou a Jesus, e disse que vai no culto no domingo. Ela ficou folheando o livrinho depois olhando a figura de Jesus na cruz meio emocionada. Foi lindo!

Ficamos um pouco tristes quando vemos alguns problemas que nao conseguimos resolver. Parece que aqui a prioridade para comer é o homem. As mulheres comem o que sobra, e as crianças ficam com menos ainda. Por isso tem muitas crianças desnutridas aqui. Estamos dando vitamina e um leite em pó....as vezes soro de rehidrataçao, mas sabemos que nao resolve o problema a longo prazo. O que nos conforta é que sabemos que sem nossa intervençao alguns poderiam morrer logo. E ajudando a parar a diarréia, eles já sobrevivem e entendem que cuidado com higiene é importante.

Na quinta, a Raína (a menininha queimada) foi novamente no nosso postinho pra trocar o curativo. Novamente foi muito dolorido pra ela, mas a carne viveu! Isso é sinal de recuperaçao. Mas decidimos levá-la a algum hospital porque ela perdeu muito sangue e água, e algumas partes pareciam infectadas. Decidimos que sexta a tarde nao iríamos atender pra levá-la num hospital cristao alemao numa vila proxima de Niamey uns 30 Km). A estrada é no meio do deserto. O hospital é de uma Igreja nigerina (a Hosanna), com coordenação e fundos de uma organização alema com apoio dos USA.
Chegando no hospital vimos quao lindo é o trabalho deles aqui! Nao dá pra colocar fotos agora porque a máquina ficou em casa (estamos na casa da Rita de pernas pro ar descansando!rsrs). O hospital é pequeno, mas lindo e limpo. Eles atendem mulheres grávidas e crianças de graça, e pra adultos cobram o equivalente a 4 reais (os hospitais públicos, muçulmanos, cobram tudo!!). O médico chefe é nigerino cristão e os coordenadores são missionários suecos. Esse hospital tem apenas 3 anos de existência, mas é muito bem equipado, parece um SUS. Eles dao medicamentos, têm laboratório pra exame, e estao comprometidos em erradicar a taxa de mortalidade no parto.
Lá eles trocaram o curativo da Raína, passaram vários medicamentos e fizeram exame de sangue. O corpo dela está conseguindo resistir bem, graças a Deus. Mas ela está com malária (além de tudo). Continuem a orar por ela. No final do atendimento deram um ursinho de pelúcia pra ela e um pirulito. Foi a primeira vez que ela sorriu desde que a vimos. Ficamos muito emocionadas!A mãe está muito grata, vendo de fato o amor dos cristãos! Tentou até nos ensinar umas palavras em zerma...
Hospital no meio do deserto
 
O primeiro sorriso dessa princesinha!
No caminho do hospital
Exausta!

Bois na pista (parece interior do Brasil!rs)

Todos os dias a noite fazemos alguma coisa. Na terça, a Telma, o Roberto,e as crianças foram nos visitar. Na quarta saímos com a Rita e fomos ao costureiro. Quinta a noite fomos na casa da Kelly e do Josué (sao missionarios aqui também). Eles fizeram cachorro quente pra nós, e estava delicioso!! Tem uns jovens que estavam lá na casa deles. Eles estao aqui faz 1 ano e têm mais ou menos 23 anos de idade. Estao trabalhando nas aldeias, e achamos muito lindo ver outros jovens assim tao compromissados! Eles já falam frances e zerma....Deus abençoe eles! A conversa foi muito legal e chegamos em casa bem tarde.

Na casa da Kelly e do Josué comendo cachorro quente

Na sexta acordamos EXAUSTAS!!!! Acordamos super atrasadas, e eu, a Jéssica e a Mirian sentíamos o corpo pedindo cama. Só a Ana Rute que parecia ligada no 220. Ela é assim o tempo todo!rs! Sempre é a primeira a acordar!rs

Depois do cansaço do dia, de atender de manha, ir pro hospital a tarde, chegamos em casa e só tomamos um banho e fomos comer um espetinho com os brasileiros daqui. Por ser um passeio brasileiro pudemos dispensar o véu (o que foi bom, porque nao estamos acostumadas ainda!). Que delíciaaaaa!!!!Parecia mesmo churrasco brasileiro com batata frita!Hummmm....entramos nele! Precisávamos de uma boa refeiçao depois do episódio do almoço de hj.....rsrsrs

Todos os dias no almoço estamos comendo comida africana preparada pela Raíssa. Todo dia a comida estava deliciosa! O molho que eles fazem é muito bom! No primeiro dia foi cuscuz com molho, no segundo dia tinha macarrao, no terceiro dia foi "dungurimo" (nao sei se escreve assim, a Rita que escreveu!) que é um tipo de arroz com feijao diferente. Porém...ontem fizeram um tal de "pate" ou "Kulubi Kuluba" em zerma, que só Jesus! Foi nosso primeiro aperto aqui! Esse negócio é uma preparaçao com angu meio esverdeada e enorme e sem gosto com um molho de quiabo muito ruim! O molho de ontem tinha umas carnes estranhas e nao identificaveis...acho q a Jéssica recebeu um rim. E sinceramente tava difícil de descer! Ainda mais que as meninas acordaram com a barriga meio ruim.... Mas ficamos triste pq o maior orgulho da Raíssa é ver o quanto comemos da comida dela, mas ontem ela percebeu que nao foi muito .... né?! Vcs entendem!

Raíssa cozinhando no chao

Dungurimu..muito bom!


Cuzcuz
Bulle

A Pate

As coisas estão indo muito bem. Mas desde ontem o Jader está com diarreia, teve febre esta noite e, por isso, tivemos que mudar nossa programação. Iríamos pra um vilarejo (aldeia) nesta semana, mas adiamos, porque o Jader tem que estar bem! Orem por ele! Graças a Deus não tivemos diarreia. Nesta próxima semana, com nossa programação modificada, iremos atender e fazer palestras na escola da Missão Horizontes. A Valquíria é a diretora. O marido dela, o Yvis, é engenheiro, faz trabalhos com a Unicef e agora está iniciando uma ONG de trabalho social principalmente na área de saúde nas vilas do interior.

Hoje, sábado (graças a Deus!) é nosso dia de folga! Viemos pra casa da Rita, que está nos tratando como princesas! Dormimos até tarde, lavamos nossas roupas (que impressionantemente ficaram secas em menos de 1 hora no sol!), e estamos bem de boa! Vamos tentar bicar um casamento muçulmano nos nossos vizinhos, e vamos comer um jantar tuaregue (ai meu Deus...depois da pate já fico com medo!). Colocaremos mais fotos amanha.



Desculpem pela demora do post...estavamos mesmo exaustas, e a Internet pifou...
Abraços, fiquem com Deus!








7 comentários:

  1. Tefa, que lindo seu blog com as notícias de tudo que vocês andam fazendo aí pra ajudar as pessoas... que vocês sejam infinitamente recompensadas por Deus! Grande bjo, saudades demais!!! :)

    ResponderExcluir
  2. É lindo ver as promessas de Deus se concretizando em voces.
    Estou orando por voces daqui.
    "Irei contigo, onde quer que fores meu Senhor"
    "E Toda vez q eu chorar ou quizer desanimar o Teu espírito me consolará" . =]

    Beijos xuxu
    Deus abencoe voces.
    Erika PAtrícia

    ResponderExcluir
  3. Meninas, vcs estão cada dia mais lindas. É a beleza do Senhor, a beleza da prática do amor de Jesus. Boas notícias: "Exulta, e alegra-te ó filha de Sião, porque eis que venho, e habitarei no meio de ti, diz o SENHOR.
    Zacarias 2:10" Força crianças, o vosso Deus tem promessas maravilhosas de habitar junto de vcs, transbordando para toda essa gente linda ao seu redor, a abundância celestial. Deus as abençoe! Boa semana! Ruth Maciel

    ResponderExcluir
  4. Tia Rute,
    estamos orando por vcs sempre. A Aninha orou assim "Espírito Santo, deixe tia Rute lá onde ela está..." Acho que é o q essas pessoas aí tb gostariam... um bj, te amamos!

    ResponderExcluir
  5. Lindo trabalho meninas! Fiquei muito emocionada ao ler o blog. E já estou orando por vcs!! Sou amiga do Rafael Nasser, aqui no Rio de Janeiro, que me mandou o blog para que eu orasse. Meu coração se encheu de alegria ao ver as fotos!! Deus é com vocês!!! Continuem firmes!!
    beijos, Maria do Carmo Xavier

    ResponderExcluir
  6. Ei meninas! Estou daqui na intercessão! Estou sendo mt abençoada com as fotos e os depoimentos! Amiga Jéssica, vc faz tanta falta aqui...mas a saudade é facilmente reconsiderada ao ver Deus te usar daí! Amo todas vcs meninas..instrumentos de Deus! Beijos e força na missão! :D Paula

    ResponderExcluir
  7. Ana e meninas! Aqui em S.P. temos orado por vcs, mas cremos que assim como Deus tem nos incomodado a fazer mais, irá tocar tbm outros corações. Obrigada por fazerem parte do grande IDE do Senhor e fazê-lo resplandecido através de suas mãos.
    Contem conosco! No amor do Senhor... Marília e Daniel Pecly

    ResponderExcluir