sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Finalmente! Depois de 1 semana sem Internet!


Estamos sem Internet desde sábado... Então nos perdoe pela falta de posts. A coisa aqui está feia!rs...Conseguimos agora um acesso rápido, então nem sei se vai dar pra colocar fotos. Mas estamos bem e trabalhando muito!

Bom...sábado a noite fomos experimentar a comida de um povo africano que se chama “Tuaregue”. Quem caminhou com a gente em busca de recursos pra vir pra cá provavelmente ouviu falar sobre esse povo. É um povo muito oprimido, especialmente as mulheres, porque elas trabalham muito para sustentar os filhos, e sofrem com as tradições tuaregues impostas a elas.

Essa comida é feita com um pão e molho de carne de carneiro. Mas o detalhe é que o pão é feito pelos próprios tuaregues e é assado pela brasa do fogo, na areia! Por motivos de higiene, nosso pão não foi feito na areia, foi embrulhado antes em papel. O pão é feito pela mistura de água, trigo e sal somente perto de uma fogueira. Então empurra-se a brasa e coloca o pão ali dentro pra assar e coloca-se brasa novamente em cima. Entenderam?! Fica muito gostoso, e depois com o molho de carneiro o gosto fica ainda melhor. Essa refeiçao comemos como o costume, mulheres separadas dos homens e com a mao. Pelo menos assim nao precisamos usar o tal do véu!

Preparando a massa (feita pelo proprio tuaregue)

Colocando pra assar debaixo da brasa

Pronto!



No domingo fomos à igreja local (africana). Foi muito interessante! (apesar de que nós quase não entendíamos nada, pois o culto foi celebrado em Frances e  zerma). Eles não fazem uma oração por todos os motivos como nós, mas sim várias orações separadas por cada motivo específico. Depois vem o louvor. Assim como é a fama do africano, vimos a celebração com lágrimas nos olhos. O fervor com que as mulheres cantam é grande, e não é necessário instrumentos musicais pra acompanhar. É como se a potencia da voz delas acompanhada do batuque fosse o suficiente. E principalmente por vermos isso num país muçulmano, foi uma alegria muito grande! As músicas têm uma letra muito bonita, sempre falando do amor de Deus que morreu por nós e do quanto Ele é poderoso. A pregação mesmo só começou as 11:15, e o culto terminou 12:00. A Raína e sua mãe foram no culto e foram até a frente pedir oração espontaneamente. Isso também nos emocionou... Alguns outros que atendemos durante a semana apareceram lá.
As mulheres cantando

 O vídeo pra voces compartilharem dessa alegria!



Ah....detalhe...que usamos nossas roupas novas no culto! O costureiro fez (isso aqui é muito normal, sai mais barato que comprar pronto) com modelos iguais e cores diferentes.

Foto com a família do pastor Mussa, inclusive com a Raíssa, nossa cozinheira da semana passada
Nosso antigo local de atendimento, e também a igreja do pastor Mussa



Na segunda fomos ver a escola (nosso novo posto de atendimento), e fomos conversar com a PAM (Programa de Alimentaçao Mundial da ONU). Na terça começamos o atendimento, mas isso será comentado em outro post, pq agora vou falar mais sobre o Níger.

Algo interessantíssimo aqui são as mesquitas e a quantidade de vezes que eles param pra orar. Tem uma mesquita em cada esquina praticamente. E quando soa o chamado pra orar vários homens se juntam na porta da mesquita em direção a Meca e começam suas orações em pé, ajoelham, encostam a cabeça no chão e etc. Até de madrugada escutamos as orações e ficamos impressionadas com isso. Ainda n conseguimos tirar foto, porque sempre estamos atendendo e vemos isso a noite (eles não gostam que tirem foto, então não dá pra usar flash).
Uma pequena mesquita. Tem de todos os tamanhos.

Outra coisa muito interessante é que alguns têm medo de fotos, pois acreditam que isso tira a alma deles. Dá pra acreditar?!

-O padrao de beleza aqui é ser gorda! É sinal de que o marido cuida bem da mulher (acho q eles consideram a gente muito feia, já q somos mais claras e magras). E as mulheres tomam muito boulle pra poderem engordar (pra quem não se lembra, a boulle é aquela água com farinha super calórica). Por isso as mulheres na capital são mais gordas e as crianças são tão magrinhas. Além disso, como falei num post anterior, a prioridade para comer é o pai, depois a mãe, e a criança come o que sobra. Triste! Outra coisa muito importante pra beleza aqui são as roupas. É mais barato comprar uma roupa feita no costureiro que comprar remédios, comida ou água sanitária. Por isso vemos mulheres muito arrumadas aqui, mas com filhos desnutridos e sujos (com roupas velhas e rasgadas). As mulheres da região da escola que trabalhamos essa semana eram mais magras, talvez por serem de um lugar mais afastado em Niamey, parecem não ter muito acesso a comida e água.

- Aqui as motos não tem retrovisor, e não é necessário usar capacete! Alguns carros também não têm retrovisor...e vimos coisas caóticas como carros na contramão (onde tem asfalto). As avenidas principais são asfaltadas, porem todo o resto (que é praticamente todas as ruas que cortam as principais) são na areia. E como areia alta é problema, os carros desviam pelo mesmo caminho podendo causar um acidente. E caso aconteça um acidente, aqui não se usa cinto de segurança. Como não há coleta de lixo, alguns terrenos/ruas são utilizados como depósito, e os carros também têm que desviar.



Transito na areia. Mao e contramao tentando seguir a mesma trilha. E ainda tem uma feira do lado pra ajudar.

Uma das ruas principais, asfalto e areia


- Aqui os homens são muito machistas, e não vi nem um que possa mostrar alguma dúvida da sua masculinidade. Mas aqui é super normal homens andarem de mãos dadas, abraçados, e usarem rosa (roupa rosa, sandália rosa, mochila rosa). Mas falo rosa mesmo, como mulheres usam no Brasil! Também vimos alguns com melissa (aquela sandália de plástico de mulher no Brasil), que pra eles é normal e serve como chuteira.

Acreditem, é um menininho...muito normal aqui mesmo grandes.


-Aqui descobri de onde o povo brasileiro aprendeu a dar um “jeitinho” em tudo e a colocar gente dentro do ônibus até não caber mais! Foi com os africanos! Já vimos até cabra dentro do carro!rs...Só Jesus!rs

Acreditem se quiser, mas tinha umas 5 cabras aí nesse carro!

-As moscas ficam no rosto e corpo das pessoas e eles nem ligam. É de impressionar!



- Aqui a moda é que quanto maior o chapéu, mais chic é! Dá uma olhada:


- Essa semana ficamos sem luz por algumas horas, mas disseram que isso  no calor é normal. Chegam a ficar 4 dias sem luz...Nossa!

-Aqui tem casas de todos os tipos: grandes (geralmente de estrangeiros que trabalham aqui), casas parecendo ocas, outras parecendo barracoes, tudo junto e misturado. Nao tem um bairro mais rico e outro mais pobre.



Agora alguns lugares turísticos ou mais bonitos:

Assembleia Nacional


Estádio de Futebol

Ponte do Rio Níger

Palácio do Congresso

Temos muitaaaaa coisa pra contar sobre essa semana, muitas fotos pra mostrar. Tem sido incrível o trabalho aqui. Mas orem pra essa Internet funcionar!!! Assim que tivermos Internet posto as fotos.

Grande abraço,
Nós 4.

5 comentários:

  1. Tia Rute, essa roupa típica da cor verde ficou lindíssima pra vc, "chique e elegante", como diz a Ana Bia. Estamos em constante oração. Amamos vc e suas amigas tb! Deus continue abençoando.

    ResponderExcluir
  2. Que experiência engrandecedora na vida de vcs... Que Deus continue abençoando essa viagem... e que vcs consigam ajudar o máximo de pessoas... beijos

    ResponderExcluir
  3. Mirian, pedi a Deus uma palavra dele para vocês...
    Ele me levou na bíblia, ao livro de Sofonias 3:12-15, que diz:
    "Mas deixarei no meio de ti um povo humilde e pobre; e eles confiarão no nome do Senhor.
    O remanescente de Israel não cometerá iniquidade, nem proferirá mentira, e na sua boca não se achará língua enganosa: porque serão apascentados, deitar-se-ão, e não haverá quem os espante.
    Canta alegremente, ó filha de Sião: rejubila, ó Israel: regozija-te, e exulta de todo coração, ó filha de Jerusalém.
    O Senhor afastou os teus juízos, exterminou o teu inimigo: o Senhor, o rei de Israel, está no meio de ti; tu não verás mais mal algum."
    Vocês têm alegrado o coração de Deus, ele está com a mão estendida para abençoar e salvar Níger.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Que interessante ouvir a experiencia de voces, e conhecer um pouco mais em detalhe sobre esse pais tao diferente e tao esquecido. E quao precioso eh para nos, conhecer voces e podermos atraves de voces, fazer parte dessa historia ai de alguma forma, seja atraves de oracoes, doacoes, suporte emocional ou ate mesmo uma palavra de conforto. Voces estao sendo sem duvida, grande bencao na vida dessas pessoas ai e nas nossas tambem meninas. Que Deus complete essa obra com muitos retornos em todas as areas, principalmente fazendo de voces anjos de Deus na memoria desse povo, que fizeram a diferenca em abrir mao de uma vida de conforto, para partilhar a bencao de seus estudos e conhecimento na area da saude com os verdadeiros necessitados, que nao tem opcao e escolha alguma. Que a bencao de Deus seja sobre voces, multiplicando cada ato de cuidado em cura e testemunho de amor.
    Eu tive um sonho em que vi asas de anjos em voces,primeiro elas eram invisiveis, so eu conseguia ver a sombra delas no chao, eu mostrava outras pessoas e elas nao viam nada, de repente elas se transformavam em asas reais com um branco maravilhoso e vivido. Meu sonho foi tao real, que eu gritava de emocao e ate perdi a voz. Acordei com meu coracao disparado e a sensacao de ter visto um milagre se concretizando. Eu creio que Deus estava me mostrando que ele levou vcs como anjos. Primeiro foi um projeto, mas agora esta se concretizando e Ele esta capacitando voces grandemente.
    Parabens e obrigada por nos manter informados do poder de Deus na vida de voces.
    Um grande abraco de Rose e Paul.

    ResponderExcluir
  5. A presença de Deus está manifestada, através de vocês para curar,confortar e salvar...
    Continamos orando porque cremos que a vida de Deus está enchendo este lugar...Glórias ao Deus eterno....

    ResponderExcluir