quarta-feira, 16 de maio de 2012

Uma semana de muitas alegrias aprendizado e descobertas dentro da cultura africana....

Na primeira semana de Maio passei quatro dias INTENSOS no vilarejo de Caregorou próximo de Niamey.  O Jader e a Eliane (casal que receberam toda a equipe no mês de Janeiro) me levaram e fiquei hospedada na casa de um casal de pastores nativos no projeto equibalar.  (O projeto equibalar consiste em treinamento e formação de líderes locais, ou seja, entre africanos verdadeiramente convertidos em Jesus, para serem enviados a pregar o evangelho em vilas e implantar igrejas).

Meus hóspedes e um café da manhã caprichado: farimassa com leite!
Foram quatro dias maravilhosos! Na terça-feira, dia 1º de maio, feriado, chegamos ainda cedo na casa do pastor Idrissa Djibo. Ele é da etnia Sonhay, natural de Terã, convertido há 10 anos, e já passou por muitas perseguições por causa do evangelho. Ele conta que quase se tornou um juiz Islâmico (um posto ainda maior que o de Marabú) mas se converteu quando leu a Bíblia toda, e comparou com o Alcorão (Glória a Deus pela palavra viva dEle!)

Sua esposa Fatimatu, da etnia Poule, de língua fufoude, é uma parceira junto com ele no ministério. Ela fez o curso básico de saúde e tem orado ao Senhor por uma bolsa para fazer o curso de nutrição para poder dar continuidade a um programa de nutrição hoje interrompido por falta de financiamento, e poder ajudar seu marido para que ele se dedique mais ao ministério. Juntos eles têm enfrentado grandes batalhas, porém têm permanecido fiéis! A casa deles fica nos fundos da igreja (onde fiquei hospedada). 

Fatimatu!

Visita ao chefe da Vila
No dia em que chegamos, fomos há um vilarejo vizinho -onde ele também dá cobertura espiritual - com direito a passeio de piroga (barco).




Indo ao hospital desse vilarejo vimos o estado de alguns pacientes, sendo tratados no chão dormindo em cima de uma nate (um tipo de esteira), muitos casos de cólera, e alguns em estado grave...

Caminhando para a enfermaria...Eh....

Suporte de soro!!
Pacientes sendo tratados de cólera
Mais cólera...

Bem...depois de conhecer um pouco esse vilarejo voltamos ao vilarejo onde fica a casa do pastor e perto dali, um grupo de jovens da assembléia de Deus estava fazendo um piquenique aos pés de uma mangueira, próximo do rio Níger. Ali passamos toda a tarde, almoçamos juntos, participamos de palestras e discursões de temas jovens, foi muito bom.
Piquenique e Palavra
Almoço do piquenique
Brincando no rio depois de debates e palestras

Todo o povo volta em uma vã apenas...coisa q só africano consegue!

Será que cabe mais um?!

Durante esse tempo ali no vilarejo tive a oportunidade de convivência exclusiva com uma família africana: conhecer seus valores, costumes, e hábitos. Foi um tempo de muito crescimento. 
Dia a dia do vilarejo - Pegando água do rio

Vai um churrasquinho aí?!
Quem disse q pq não sou Anasara não posso tirar água do poço sozinha?! Tah certo que demorei horrores além de jáme dar um banho e molhar toda a orla do poço!
Lanche da tarde: pão, batata frita e pimenta daquelas que só africano consegue comer!haha...e suco de gengibre! rhuuu....dilícia...ahãm...
Adolescentes pilando...súper sincronizadas!
Além disso, fiz muitos atendimentos de saúde, atendemos mais de 80 pessoas com a esposa do pastor me ajudando na tradução do francês para fufoude ou zerma. Foram dias de muito treinamento no francês também sem brasileiros por perto.

Eu e a enfermeira do hospital local
Consultório improvisado na igreja
Pessoas que vieram à casa do Pastor para atendimento

Discipulado com as crianças
Depois de aprender a história e o versículo, é hora da corrida  de saco! Meninos contra meninas, e elas ganharam!!
Depois de muitas noites de vento e poeira, o lençol fica assim....
 Enfim termino essa semana em muita alegria, por conhecer pessoas tão especiais como o pastor Idrissa, sua esposa Fatimatu e sua filhinha linda Shekiná, e poder servir ao Senhor em Caregorou.

Sou muito grata a Deus, e a todos vocês que seguram a corda do outro lado, por viver esses dias aqui,

Um grande abraço no amor do Senhor,

Mirian Fidêncio

Nenhum comentário:

Postar um comentário