quarta-feira, 16 de maio de 2012

Uma semana de muitas alegrias aprendizado e descobertas dentro da cultura africana....

Na primeira semana de Maio passei quatro dias INTENSOS no vilarejo de Caregorou próximo de Niamey.  O Jader e a Eliane (casal que receberam toda a equipe no mês de Janeiro) me levaram e fiquei hospedada na casa de um casal de pastores nativos no projeto equibalar.  (O projeto equibalar consiste em treinamento e formação de líderes locais, ou seja, entre africanos verdadeiramente convertidos em Jesus, para serem enviados a pregar o evangelho em vilas e implantar igrejas).

Meus hóspedes e um café da manhã caprichado: farimassa com leite!
Foram quatro dias maravilhosos! Na terça-feira, dia 1º de maio, feriado, chegamos ainda cedo na casa do pastor Idrissa Djibo. Ele é da etnia Sonhay, natural de Terã, convertido há 10 anos, e já passou por muitas perseguições por causa do evangelho. Ele conta que quase se tornou um juiz Islâmico (um posto ainda maior que o de Marabú) mas se converteu quando leu a Bíblia toda, e comparou com o Alcorão (Glória a Deus pela palavra viva dEle!)

Sua esposa Fatimatu, da etnia Poule, de língua fufoude, é uma parceira junto com ele no ministério. Ela fez o curso básico de saúde e tem orado ao Senhor por uma bolsa para fazer o curso de nutrição para poder dar continuidade a um programa de nutrição hoje interrompido por falta de financiamento, e poder ajudar seu marido para que ele se dedique mais ao ministério. Juntos eles têm enfrentado grandes batalhas, porém têm permanecido fiéis! A casa deles fica nos fundos da igreja (onde fiquei hospedada). 

Fatimatu!

Visita ao chefe da Vila
No dia em que chegamos, fomos há um vilarejo vizinho -onde ele também dá cobertura espiritual - com direito a passeio de piroga (barco).




Indo ao hospital desse vilarejo vimos o estado de alguns pacientes, sendo tratados no chão dormindo em cima de uma nate (um tipo de esteira), muitos casos de cólera, e alguns em estado grave...

Caminhando para a enfermaria...Eh....

Suporte de soro!!
Pacientes sendo tratados de cólera
Mais cólera...

Bem...depois de conhecer um pouco esse vilarejo voltamos ao vilarejo onde fica a casa do pastor e perto dali, um grupo de jovens da assembléia de Deus estava fazendo um piquenique aos pés de uma mangueira, próximo do rio Níger. Ali passamos toda a tarde, almoçamos juntos, participamos de palestras e discursões de temas jovens, foi muito bom.
Piquenique e Palavra
Almoço do piquenique
Brincando no rio depois de debates e palestras

Todo o povo volta em uma vã apenas...coisa q só africano consegue!

Será que cabe mais um?!

Durante esse tempo ali no vilarejo tive a oportunidade de convivência exclusiva com uma família africana: conhecer seus valores, costumes, e hábitos. Foi um tempo de muito crescimento. 
Dia a dia do vilarejo - Pegando água do rio

Vai um churrasquinho aí?!
Quem disse q pq não sou Anasara não posso tirar água do poço sozinha?! Tah certo que demorei horrores além de jáme dar um banho e molhar toda a orla do poço!
Lanche da tarde: pão, batata frita e pimenta daquelas que só africano consegue comer!haha...e suco de gengibre! rhuuu....dilícia...ahãm...
Adolescentes pilando...súper sincronizadas!
Além disso, fiz muitos atendimentos de saúde, atendemos mais de 80 pessoas com a esposa do pastor me ajudando na tradução do francês para fufoude ou zerma. Foram dias de muito treinamento no francês também sem brasileiros por perto.

Eu e a enfermeira do hospital local
Consultório improvisado na igreja
Pessoas que vieram à casa do Pastor para atendimento

Discipulado com as crianças
Depois de aprender a história e o versículo, é hora da corrida  de saco! Meninos contra meninas, e elas ganharam!!
Depois de muitas noites de vento e poeira, o lençol fica assim....
 Enfim termino essa semana em muita alegria, por conhecer pessoas tão especiais como o pastor Idrissa, sua esposa Fatimatu e sua filhinha linda Shekiná, e poder servir ao Senhor em Caregorou.

Sou muito grata a Deus, e a todos vocês que seguram a corda do outro lado, por viver esses dias aqui,

Um grande abraço no amor do Senhor,

Mirian Fidêncio

domingo, 6 de maio de 2012

Somos Corpo...UM em Cristo!



Olá amigos, familiares irmãos em Cristo...

“Do qual todo o corpo bem ajustado e ligado pelo auxilio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o seu próprio aumento para edificação de si mesmo em amor”... Efésios 6: 16

Tenho vivido tempo de graça segundo as muitas misericórdias do Senhor e o amor dos irmãos para comigo, e com esse povo.

Queridos irmãos, tenho percebido nesses dias como é verdadeira a nossa realidade de corpo de Cristo, e como precisamos crescer e nos aprofundar nessa consciência! Não importa onde está a parte desse corpo, o que importa é que somos parte uns dos outros.

Esse mês recebi notícias de um pastor de um vilarejo no interior do Níger, que muito mexeu comigo...Esse pastor e sua família estão em um vilarejo animista (pessoas que em sua maioria recorrem a feitiçaria), e desde que chegou a esse vilarejo esse pastor tem enfrentado guerras gigantescas! Ele e sua família vivem em situações de medo constante, mas ainda assim, permanecem fiéis ali. Quando ouvi as histórias deles, fiquei com muita raiva do inimigo, e com muita compaixão desse nosso irmão. Então orei por ele e por sua família, mesmo sem saber seu nome, mas sabendo que ele faz  parte do mesmo corpo, afinal isso me diz que as guerras dele são minhas guerras também. 
Eu nunca estive em um lugar TOTALMENTE dominado pelo inimigo, e onde eu sou a ÚNICA cristã, mas esse querido irmão se encontra num lugar assim, e tem pago um alto preço por isso. Tudo que posso fazer para não deixa-lo sozinho e abandonado é orar. Nós podemos orar, podemos ser corpo, e as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja do Senhor!  Igreja,  vamos interceder por esses nossos irmãos e vencer essa batalha juntos! Orem por aqueles que estão indo a frente e abrindo caminho.

E como corpo de Cristo, como vocês são preciosos nesse meu tempo aqui, muito obrigada por estarem comigo todos esses meses, suas orações têm me sustentado, me fortalecido, e me incentivado a permanecer, obrigada!

Esse mês participei de uma grande festa de comemoração da Pascoa, na igreja liderada pelos missionários Roberto e Telma. Foi um dia em que todos levaram visitantes, tivemos 5 conversões e depois do culto um grande almoço com boa comida africana servida a todos! Foi muita benção.





O trabalho com as crianças continua, e com muita alegria... é uma satisfação muito grande levar o evangelho àqueles pequenos.

Tive também a alegria de partilhar o evangelho com um estagiário no hospital de handelay, ele é mulçumano e tentou me Islamizar, acabou sendo evangelizado, e Deus me deu graça de mesmo em francês conseguir responder seus questionamentos, e no fim da conversa ele pediu uma Bíblia de presente para comparar os dois livros, oro pra que essa obra seja completada pelo precioso Espírito Santo em seu coração.

O Níger tem vivido tempos de grandes apreensões com relação à segurança, devido as turbulências nos países vizinhos. Praticamente todos os países que fazem fronteira estão passando por algum conflito, e isso traz um pouco de apreensão em suas fronteiras, mais estamos orando para que Deus guarde esse país em segurança, pra que as portas do evangelho aqui não se fechem. Por favor orem conosco pela segurança no Niger!

Abaixo estão algumas fotos do trabalho com as crianças na igreja de Guarategui.

Mais uma vez agradeço por você fazer parte junto comigo nesse ministério, que Deus o abençoe poderosamente!

No amor de Cristo,
Mirian Fidêncio Félix
Servindo ao Senhor em Missões no Níger